A língua alemã é falada em muito mais lugares e por muito mais pessoas do que se pode imaginar. Neste texto, apresento os lugares onde a língua alemã é falada dentro e fora da Europa.
O alemão é a língua materna mais falada na União Europeia e é a língua oficial da Alemanha e da Áustria, entre outros países. Na Suíça, por exemplo, há quatro línguas oficiais: alemão, italiano, francês e romance. Cerca de 70% da população tem como língua materna o Schweizerdeutsch, alemão suíço, mas é o alemão padrão a língua oficial. Liechtenstein, por sua vez, tem como língua falada o alemão suíço, a língua oficial, no entanto, também é o alemão padrão, variante que é ensinada nas escolas, presente em documentos oficiais, etc. Bélgica e Luxemburgo também contam com o alemão padrão como uma de suas línguas oficiais.
Em países como Hungria, República Tcheca, Dinamarca, Eslováquia e a Cidade do Vaticano, a língua alemã tem status de língua oficial e é reconhecida como a língua de uma minoria. Este também é o caso de Bolzano e Tirol do Sul, na Itália, da Alsácia, na França e a região da Silesia, na Polônia. Na Espanha, destino favorito dos alemães para passarem as férias, há colônias de imigrantes, nas quais também só se fala a língua materna.
Com cerca de 120 milhões de falantes ao redor do mundo, o alemão é falado em vários países em pequenas comunidades. No Casaquistão, nos Estados Unidos, na Namíbia, na Romênia, e na Rússia, por exemplo, encontram-se comunidades antigas de falantes de alemão que perseveraram na manutenção da cultura e da língua e que continuam passando para as novas gerações a língua materna.
No Brasil, por sua vez, imigrantes vindos principalmente da Alemanha, Áustria e Suíça esforçaram-se pela continuidade do uso da língua e contribuíram, assim, pela formação de comunidades de língua alemã em várias regiões no país. No Sul do Brasil, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, por exemplo, o alemão tem status co-oficial, assim como no Espírito Santo, no Sudeste. No total, mais de um milhão de pessoas falam alemão em território brasileiro.
Em vários países ao redor do mundo encontram-se comunidades nas quais se fala a língua alemã, escolas que incluem o ensino da língua dentro do currículo básico (como na Holanda, por exemplo) e grupos de imigrantes que, mesmo fora de seu país de origem, mantém sua cultura e sua língua.
Se quiser saber mais sobre esse assunto, sugiro algumas fontes:
Viel Spaß beim Lernen!
Deutsch lernen = Deutsch lieben
Liebe Grüße,
Chris
P.S: Dúvidas sobre a língua alemã ou sobre como pode aprender de forma mais eficiente? Siga-me no @christegethoff e receba dicas!
#linguaalema #alemao #cultura #deutsch #lernen