Entendendo o caso Nominativ

nominativ

Compartilhe este post

WhatsApp
Telegram
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn
Skype

Para entender melhor os casos da língua alemã separei o primeiro caso que aprendemos: o Nominativ. Assim, deixo para uma próxima oportunidade explicações sobre os casos Akkusativ, Dativ e Genitiv. A ideia é que você possa aprender um caso de cada vez para não se confundir ou não se sobrecarregar com muitas informações e se sentir perdido ou perdida :). Caso tenha dificuldade com este tema, sugiro dar um espaço de 24 horas entre aprender um caso e outro para que o seu cérebro tenha tempo suficiente para processar a nova informação e poder memorizá-la. Muito importante também é fazer exercício. Ao fim da explicação, sugiro uma forma simples de treinar sua compreensão do caso Nominativ.  

Buscando simplificar a minha exposição do tema usarei exemplos simples e repetirei o uso dos verbos (quando for o caso) para que você possa perceber a informação principal, o caso. 

O alemão é uma língua que assemelha ao latim no sentido de que expressa suas relações gramaticais por meio de afixos, ou seja, por partículas que se juntam às palavras e, assim, modificam os seus significados. Essas estruturas você verá presentes nos artigos, substantivos e adjetivos, por exemplo. Por isso é importante saber usar os casos, pois só assim é possível usar a partícula correta para expressar o que se quer. 

Bom, então vamos lá! 

Se quiser tomar notas, ótimo! Quanto mais ativo na sua leitura você for (falando alto, escrevendo), mais canais de aprendizado você estará usando. 

O caso Nominativ é o caso do sujeito. Na frase, o sujeito é aquele age, que realiza uma ação. A pergunta que fazemos para encontrar o sujeito da frase é Wer? e Was?, ou seja, Quem? e O que?

Beispiele: 

1) Das Kind spielt. 

Wer spielt?   

Das Kind. 

ODER: 

2) Das Haus ist schön. 

Was ist schön?

Das Haus. 

Vamos agora conhecer os Bestimmte Artikel (artigos definidos) no caso Nominativ.

MaskulinFemininNeutralPlural
derdiedasdie

Beispiele: 

3) Der Mann arbeitet. 

Wer arbeitet? 

Der Mann. 

4) Die Frau singt.

Wer singt?

Die Frau. 

5) Das Buch ist alt.

Was ist alt?

Das Buch. 

6) Die Mädchen warten.

Wer wartet?

Die Mädchen. 

Quando não está definido quem é e não conhecemos ou não nos interessa o nome, usamos os artigos indefinidos, ou seja os unbestimmte Artikel.

MaskulinFemininNeutralPlural
eineineein

Beispiele:

1) Ein Mann singt. 

Wer singt?

Ein Mann. 

2) Eine Frau lacht.

Wer lacht? 

Eine Frau.

3) Ein Kind spielt.

Wer spielt?

Ein Kind.

4) Kinder spielen.

Wer spielt?

Kinder.

Importante: não há artigo indefinido no plural. Assim, basta não adicionar um acompanhante (Artikel) ao nome.

Além dos artigos, vamos conhecer agora também os pronomes pessoais, Personalpronomen,  do caso Nominativ.  

Ich
du
er
sie
es
wir
ihr
sie (plural)
Sie (höflich)

Beispiele:

5) Ich bin Chris. 

Wer ist Chris? 

Ich. 

6) Er lacht. 

Wer lacht?

Er. 

7) Es spielt.

Wer spielt? 

Es. 

Agora nos resta apenas comentar sobre outro uso do nominativo nos quais usamos os verbos sein (ser), bleiben (ficar) e werden (tornar-se). Aqui, falamos do que se diz sobre o sujeito usando os verbos que acabamos de mencionar. 

Beispiele: 

Er ist ein guter Mann.  Was ist er? Ein guter Mann. 

Sie wird Buchhalterin. Was wird sie? Buchhalterin. 

Espero ter ajudado você a entender o que é o caso nominativo. Um bom exercício para treinar o caso é sublinhar em um texto as informações que são do caso Nominativ. No livro didático (Lehrbuch) do nível A1 há vários textos curtos (especialmente aqueles apresentando pessoas) que você pode usar para isso. Se tiver perguntas e quiser enviá-las para mim, farei o possível para ajudar. 

Te desejo um aprendizado pleno e feliz.

Chris

P.S: Dúvidas sobre a língua alemã ou sobre como pode aprender de forma mais eficiente? Siga-me no @christegethoff e receba dicas! 

Deutsch lernen = Deutsch lieben 

Compartilhe este post

WhatsApp
Telegram
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn
Skype

Veja outros posts do blog

Deixe um comentário