A posição do verbo em afirmações e em perguntas de sim ou não

mulher estudando

Compartilhe este post

WhatsApp
Telegram
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn
Skype

A escrita, habilidade importante na comunicação, deve ser treinada desde o início. Por isso, não espere até se sentir seguro na língua para começar a escrever, é preciso treinar desde o início, pois à medida que você se desenvolve nas habilidades de fala, audição e leitura, também a escrita deve acompanhar este processo. Todas essas habilidades,  sprechen, hören, lesen e schreiben devem ser treinadas juntas para um aprendizado mais completo e satisfatório da língua. Não se esqueça que tais habilidades são testadas em provas para certificados sempre em conjunto, ou seja, são todas igualmente importantes tanto para a vivência da língua no dia-a-dia quanto para testes de proficiência.  

Um assunto importante ao começar a treinar a escrita é a posição do verbo na frase. Vamos começar com frases simples, como as Aussagen, ou seja, as afirmações. 

die Aussage (f) / die Aussagen (pl.)

  1. Ich heiße Ana. 
Position I  Position II (Verb)
Ich heiße Ana.

Em afirmações, ou seja, quando eu faço o contrário de perguntar ou de negar algo, eu simplesmente digo que algo é assim, o verbo vem sempre na segunda posição da frase. 

2) Er kocht heute.

Position I  Position II (Verb)
Er  kocht heute.

Assim, o sujeito pode estar tanto na primeira posição (olhe o que ocupa a primeira posição nos dois exemplos acima) como também diretamente após o verbo. Observe:

3) Heute arbeitet sie. 

 

Position I  Position II (Verb)
Heute arbeitet sie.

A combinação abaixo estaria igualmente correta:

Position I  Position II (Verb)
Sie  arbeitet heute.

Atenção: No último exemplo, o pronome sie (ela) está com letra maiúscula porque se trata de início de frase, ok? 

É comum colocarmos na primeira posição a informação para a qual gostaríamos de chamar a atenção. 

Quando digo: 

Heute arbeitet sie.  

Pode ser que a intenção seja mostrar que ela trabalha (sie arbeitet) hoje (heute) e não amanhã (morgen). 

5) Ich komme mit.

Position I  Position II (Verb)
Ich komme mit.

Os verbos separáveis (trennbare Verben) se comportam da seguinte forma: a parte principal do verbo fica na segunda posição como você pode ver acima e, o prefixo mit, no final da frase. 

Agora que você já sabe onde o verbo deve ficar nas afirmações ou Aussagen, vamos ver onde o verbo deve ficar nas perguntas SEM W-Fragen, ou seja, sem as palavras wie, wer, woher, wann, wo, wohin, etc… 

die Frage (f) / die Fragen (pl.)

6) Arbeitet sie heute?

Position I (Verb) Position II
Arbeitet  sie heute?

Nas perguntas os verbos devem ficar na primeira posição. Assim é possível distinguir uma afirmação de uma pergunta. É claro que na fala temos a entoação para nos ajudar a entender o que o falante quer dizer, mas na escrita não temos o som. Portanto, durante uma leitura, o leitor já sabe que o que ele está lendo se trata de uma pergunta logo no início, ao identificar o verbo. 

Outros exemplos:

7) Heißt er Jan? 

Position I (Verb) Position II
Heißt er Jan?

8) Kommst du mit? 

Position I (Verb) Position II
Kommst  du mit?

Importante observar que os verbos separáveis (trennbare Verben) também se separam na pergunta. O verbo fica, então, na primeira posição e, o prefixo, no final. 

Perguntas sem W-Fragen também são chamadas de Ja/Nein-Fragen, ou seja, „perguntas sim/não“. Neste tipo de pergunta o sujeito fica diretamente após o verbo e a resposta é, geralmente, sim ou não. Observe: 

9) Kommt sie heute? 

Ja. 

A resposta completa poderia ser: „Ja, sie kommt heute“. Mas um simples „ja“ é o suficiente. Outro exemplo. 

10) Arbeitest du? 

Nein. 

ODER

Nein, ich arbeite nicht. 

Uma forma simples de visualizar a posição dos verbos nas frases é ler os textos do seu livro, marcar o verbo e identificar se se trata de uma afirmação (Aussage) ou de uma pergunta (Frage). Se surgir dúvidas, leia novamente a explicação acima. 

Treine também a escrita escrevendo um pequeno texto sobre o que você faz no seu fim de semana. Sublinhe os verbos. Ao final, use os verbos que escreveu para criar Ja/Nein-Fragen. 

Espero que tenha ajudado 🙂 

Te desejo um aprendizado pleno e feliz! 

Viele liebe Grüße,

Chris

P.S:

Dúvidas sobre a língua alemã ou sobre como pode aprender de forma mais eficiente? Siga-me no @christegethoff e receba dicas! 

Compartilhe este post

WhatsApp
Telegram
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn
Skype

Veja outros posts do blog

Deixe um comentário