Curso extensivo ou intensivo?

Compartilhe este post

WhatsApp
Telegram
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn
Skype

Curso extensivo ou intensivo? Qual escolher? 

Durante muito tempo dei aula para alunos que vierem de cursos intensivos e que sempre me diziam a mesma coisa: „Chris, parece que eu não aprendi nada, não sei nada“.  Bom, vou dizer porque isso acontece: aprendizado necessita de tempo, paciência, tempo para revisão e para exercício. Acho importante que a opção de se fazer um curso intensivo (por exemplo de 3 horas por dia na escola) venha acompanhada da decisão de um bom investimento de tempo para o dever de casa e revisão do que se fez. Esse é um meio de se evitar a sensação de que está sendo atropelado por informações. Cérebro sobrecarregado de conteúdo não processa informação tão bem. A sensação de aprendizado falho gera frustração e pode acabar te fazendo acreditar que a língua que você está aprendendo é difícil ou até impossível de se aprender.

A solução NÃO é fazer outro intensivo 😀 Mas fazer um curso que te permita tempo entre a exposição ao assunto e a compreensão do mesmo. Respeite o seu tempo e não tenha medo de voltar atrás, caso isso seja necessário. O importante é você saber que sua dificuldade no aprendizado não tem nada a ver com incapacidade, mas com outros pontos que você mesmo pode analisar e reconhecer quais são. Os mais comuns são:

  1. Falta de tempo/disciplina para fazer as atividades
  2. Falta de motivação REAL para se aprender a língua
  3. Falta de empatia com o professor
  4. O método não foi o ideal para você
  5. Falta de exposição à língua
  6. Falta de tirar dúvidas (para elas não acumularem) 
  7. Falta de paciência com as dúvidas (isso também acontece)

As dificuldades costumam ser um combinado de dois ou mais pontos.  No entanto, depois de muito estudar sobre como o aprendizado acontece e como o nosso cérebro trabalha para construir e fortalecer novo conhecimento adquirido, eu sou, realmente, adepta do aprendizado passo-a-passo e com respeito à necessidade, de cada um, de tempo entre um tema e outro.

Te encorajo a refletir sobre o que funciona para você e sobre o que você dá conta de fazer no momento. O resultado dessa reflexão irá te apontar para o caminho certo ao procurar um curso. Viel Glück! 

E você? Já fez um curso no qual não conseguiu aprender muito? Conseguiu encontrar o motivo para isso? 

Boa reflexão!

Einen schönen Freitag 🙂

Liebe Grüße,

Chris

Dúvidas sobre a língua alemã ou sobre como pode aprender de forma mais eficiente? Siga-me no @christegethoff e receba dicas! 

#linguaalema #alemao #aprendizado #deutsch #lernen

Compartilhe este post

WhatsApp
Telegram
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn
Skype

Veja outros posts do blog