Curso extensivo ou intensivo? Qual escolher?
Durante muito tempo dei aula para alunos que vierem de cursos intensivos e que sempre me diziam a mesma coisa: „Chris, parece que eu não aprendi nada, não sei nada“. Bom, vou dizer porque isso acontece: aprendizado necessita de tempo, paciência, tempo para revisão e para exercício. Acho importante que a opção de se fazer um curso intensivo (por exemplo de 3 horas por dia na escola) venha acompanhada da decisão de um bom investimento de tempo para o dever de casa e revisão do que se fez. Esse é um meio de se evitar a sensação de que está sendo atropelado por informações. Cérebro sobrecarregado de conteúdo não processa informação tão bem. A sensação de aprendizado falho gera frustração e pode acabar te fazendo acreditar que a língua que você está aprendendo é difícil ou até impossível de se aprender.
A solução NÃO é fazer outro intensivo 😀 Mas fazer um curso que te permita tempo entre a exposição ao assunto e a compreensão do mesmo. Respeite o seu tempo e não tenha medo de voltar atrás, caso isso seja necessário. O importante é você saber que sua dificuldade no aprendizado não tem nada a ver com incapacidade, mas com outros pontos que você mesmo pode analisar e reconhecer quais são. Os mais comuns são:
- Falta de tempo/disciplina para fazer as atividades
- Falta de motivação REAL para se aprender a língua
- Falta de empatia com o professor
- O método não foi o ideal para você
- Falta de exposição à língua
- Falta de tirar dúvidas (para elas não acumularem)
- Falta de paciência com as dúvidas (isso também acontece)
As dificuldades costumam ser um combinado de dois ou mais pontos. No entanto, depois de muito estudar sobre como o aprendizado acontece e como o nosso cérebro trabalha para construir e fortalecer novo conhecimento adquirido, eu sou, realmente, adepta do aprendizado passo-a-passo e com respeito à necessidade, de cada um, de tempo entre um tema e outro.
Te encorajo a refletir sobre o que funciona para você e sobre o que você dá conta de fazer no momento. O resultado dessa reflexão irá te apontar para o caminho certo ao procurar um curso. Viel Glück!
E você? Já fez um curso no qual não conseguiu aprender muito? Conseguiu encontrar o motivo para isso?
Boa reflexão!
Einen schönen Freitag 🙂
Liebe Grüße,
Chris
Dúvidas sobre a língua alemã ou sobre como pode aprender de forma mais eficiente? Siga-me no @christegethoff e receba dicas!
#linguaalema #alemao #aprendizado #deutsch #lernen